R. Desembargador Jorge Fontana, 50
6º andar • Belvedere
Cep: 30320-670 - Belo Horizonte • MG
A escolha do piso para apartamento envolve uma análise crítica sobre as características do ambiente, o padrão de construção escolhido e os acabamentos. Além da estética e do custo, é importante avaliar também o uso que será feito do espaço.
Já está difícil imaginar qual é o modelo ideal de piso para apartamento? Fique tranquilo, pois neste post vamos ajudá-lo com a escolha do produto ideal para o seu imóvel! Confira!
A seguir, listamos os principais materiais utilizados nos imóveis. Veja:
Esse é o modelo mais comum e simples de piso, geralmente empregado em apartamentos de baixo padrão. O material é confeccionado a partir da prensa da argila úmida, por isso, ele é adequado para ambientes internos e externos.
Este modelo de piso é ideal para apartamentos com um padrão mais alto. O material é de excelente qualidade e existem modelos de diferentes tamanhos, estilos e cores, o que ajuda a deixar o ambiente elegante e com personalidade.
Os modelos desse tipo de piso variam entre acetinado, polido e esmaltado. Eles também podem ter uma aparência que lembra o mármore, cimento, pedra ou madeira, isso contribui para implementar diversas características na residência., sendo uma boa opção para quem busca a aparência de pedra natural, com menor custo,
Esse é um modelo de pedra que confere imponência e luxo para o ambiente, porém, ainda é uma opção mais econômica do que o mármore. O granito tem alta resistência e pode ser aplicado em espaços com grande fluxo de pessoas. Esse material apresenta diferentes tonalidades que podem variar entre cores claras e escuras.
O material é frio, por isso, torna-se uma excelente opção para regiões quentes e apartamentos de luxo. Geralmente, o mármore é encontrado no hall dos edifícios e residências de alto padrão.
Muitas vezes, o seu uso é limitado nos ambientes porque demanda um cuidado maior durante a limpeza, uma vez que não aceita soluções ácidas e tem baixa resistência.
Esse é um revestimento feito por HDF, para imitar a madeira, e deixa o ambiente aconchegante. Ele é a opção mais barata para quem deseja ter o conforto da madeira no espaço. Todavia, não deve ser utilizado em áreas úmidas como o banheiro ou a cozinha.
Junto ao mármore, esse é um dos modelos de piso mais caros do mercado. Geralmente, utiliza-se madeira de lei que tem diversas regras e restrições para o corte. A grande vantagem do assoalho é o luxo e o conforto que proporciona aos ambientes e a facilidade de combinar a decoração do imóvel.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o modelo mais indicado de piso para apartamento, preparamos uma lista com os aspectos importantes para avaliar durante a escolha.
O processo de instalação é diferente para cada tipo de piso. Portanto, a escolha do material também deve levar em consideração se existe um profissional qualificado para realizar o serviço. Porcelanatos e granitos, por exemplo, demandam mais tempo de trabalho e um assentamento com o contrapiso.
Materiais como porcelanato, laminado e granito são de fácil limpeza e têm produtos próprios. Alguns deles, porém, não aceitam o uso de componentes cortantes ou abrasivos. Logo, também é recomendável avaliar qual será a necessidade e frequência de limpeza no espaço para escolher o piso mais adequado para o imóvel.
Outro fator a ser avaliado na hora de decidir o tipo de piso para apartamento é o emprego que se fará do espaço. Um banheiro, por exemplo, não aceita bem o laminado ou assoalho de madeira, pois eles estragam rápido com a umidade.
Também é necessário considerar se o ambiente terá mais tráfego de pessoas ou animais, pois alguns pisos não apresentam alta resistência e são danificados mais facilmente.
É importante ressaltar que o piso define o acabamento de seu apartamento além de compor o ambiente e a decoração desejada, e deve-se levar em conta o padrão do imóvel.
Pronto! Agora é só se lembrar dessas dicas sobre os tipos de piso para apartamento e fazer a melhor escolha para o seu imóvel.
Achou este artigo útil para você e conhece alguém que está construindo ou reformando? Aproveite para compartilhar o material nas redes sociais e espalhar esse conhecimento!